Olá Mocinhas e Mocinhos, que por ventura lêem essas besteias de Vanusa. :P
Então que ontem fiz o dito cujo exame de Ultra Som Morfologico, confesso que fiquei um pouco decepcionada com o mesmo, é um exame carooooo e feio, sim é isso mesmo FEIO! O Medico pouco mostrou a bebe, ficava só medindo tudo bem eu sabia q ia ser isso, mas nem o rostinho no 3D ele nao mostrou. Aff.... X(
Mas graças a Deus está tudoooo Oteeeeemo com a boneca, tudo perfeitinho e no lugar que deve estar. A danadinha passou o exame todo com as duas mãozinhas no rosto, tanto q ele teve que contar e ver  as mãozinhas assim mesmo, ele balançouu mtoo a minha barriga e ela nao tirava, uma timidez absurda hehehe!
Uma coisa Linda Demais! ♥
 tá ae a bonitona, com a unica foto que ele conseguiu fazer de perfil e ainda com as mãos+cordao no rosto. ainnnnnn *.*

Bom agora vamos a parte técnica do assunto hehehe. Desde o primeiro U.S os medicos comentavam que eu tinha placenta transversa,prévia ou placenta baixa como usam falar! E a cada novo exame eles avaliam essa parte pois precisa um pouco mais de atenção. Nao podemos ter Parto Normal eu nem qria msmo, e blá blá blá. Claro que dizem que ela possa subir conforme o utero estica e tudo mais, mannnnnnnnnnnnnnns claro que hoje eu cheguei e cá corri para o Dr.Google, huahauhua... Vou colar aqui pra quem tiver interesse e necessidade em saber...

 

O que é placenta prévia? É um problema comum?

A placenta prévia, também conhecida como placenta de inserção baixa, é uma complicação da gravidez causada pelo posicionamento da placenta, que se implanta na parte inferior do útero, cobrindo parcial ou totalmente o colo do útero. De três a seis mulheres entre cada mil grávidas tem o problema. O sangramento pode ser um dos sintomas. Conforme a parte inferior do útero estica, na segunda metade da gravidez, a placenta pode se descolar, provocando uma hemorragia. Se a placenta estiver obstruindo completamente o colo do útero, o parto normal se torna impossível.

A hemorragia representa risco de vida tanto para a mãe quanto para o bebê, mas é raro que ocorra morte. Se o sangramento não puder ser contido, ou se a mulher entrar em trabalho de parto prematuro, o bebê terá de nascer por cesariana, mesmo que ainda faltem várias semanas para a data prevista para o parto.

A placenta prévia pode ser dividida em quatro tipos, sendo que os dois primeiros são os mais comuns:
I - a placenta tem inserção baixa no útero, mas o parto normal ainda é possível.
II - o extremo inferior da placenta chega a encostar na abertura do colo do útero, mas não o fecha, portanto o bebê pode nascer de parto normal.
III - a placenta cobre parcialmente a abertura do colo do útero. O bebê terá de nascer via cesariana.
IV - a placenta cobre completamente a abertura do colo do útero. O bebê terá de nascer via cesariana.

Se no começo da gravidez você fizer um ultra-som e a placenta parecer estar perto do colo do útero, ou até o encobrindo, não é preciso se assustar. É quase certo
não se tratar de um caso de placenta prévia. À medida que o bebê cresce, o útero aumenta e naturalmente afasta a placenta do colo do útero. Mesmo que a placenta ainda esteja baixa no ultra-som morfológico, por volta de 20 semanas, pode ser que ela não traga problemas quando a hora do parto chegar.

O recomendável é que, em todos os casos em que a placenta tenha coberto o orifício interno do colo do útero, em qualquer ponto da gravidez, a mulher seja submetida a uma nova ultra-sonografia com 36 semanas. Na grande maioria das vezes, o exame mostrará que a placenta mudou de lugar e já não representa problema na hora do parto.

Como é a placenta prévia?


Quais são os sinais de alerta para a placenta prévia?

Sangramento vaginal sem dor no último trimestre da gravidez costuma ser um sinal de alerta, e é preciso procurar ajuda médica imediatamente se acontecer. Pode ser, no entanto, que não haja nenhum sintoma, e a condição só seja descoberta durante os ultra-sons de rotina.

Existem fatores de risco que predispõem à placenta prévia?

A placenta prévia é mais comum quando a mulher já teve pelo menos uma gravidez. Também há um risco ligeiramente maior para mulheres que já foram submetidas a uma cesariana, que já tiveram um caso de placenta prévia antes ou que fumem. A maioria das mulheres que apresenta placenta prévia não tem nenhum fator de risco específico.

Como a placenta prévia é controlada?

Depende da presença ou não de sangramento e do estágio da gravidez. Se o problema for diagnosticado depois da 20a semana, mas não houver sangramento, a orientação deve ser de evitar o excesso de atividades físicas e o estresse. Se houver hemorragia, a mulher será internada, para que o sangramento seja monitorado. Mesmo que o sangramento seja contido, pode ser que, dependendo da gravidade do caso, os médicos prefiram que a mulher continue no hospital até o nascimento do bebê.

Os obstetras também costumam aplicar injeções de esteróides para ajudar a amadurecer os pulmões do bebê, para o caso de um parto prematuro.

Se você tiver placenta prévia, não deixe de avisar sempre que for ser examinada por algum médico ou enfermeira que não saibam do problema. Eles podem preferir evitar fazer exame de toque vaginal.

Fonte: http://brasil.babycenter.com

17 Comentários:

Roberta Dias disse...

É tão bom saber q tá tudo bem né!!
Obrigada sobre as informações!
Beijocas

Elexina disse...

que pena que nao tera sia filhota de parto normal, mas o importante é quee ela venha com saude...

bjus

Lílly Ghidini disse...

Oiiee..
que boom que esta tdo bem com a Manu.. ah achei as informações que tu colocou mto úteis, e sobre o parto normal, o que importa mesmo é que ELA venha com mta saúde.. e isso temos certeza qe virá..

Beeijos nas duas!!

Luana disse...

o importante é que Manuela venha com muita saúde
bjs

Thania disse...

O meu morfologico durou uma hora mais ou menos...exame bem complexo e demorado mesmo!
Qto a placenta previa, ja ouvi falar sim....qto a ter ou nao PN, ai amiga, hj mudei completamente minha opiniao sobre..rs...sou SUPER a favor da cesaria...hahaha

Bjos em vcs!

rosana disse...

oi querida que bom que vcs estão bem...a manu é linda ....adorei ver mesmo de perfil....e que matéria bacana sobre a placenta..da um pouco de medo...ma temos que nos cuidar né....bjinhos e se cuida ta bom..fik com Deus..seu blog ta com um cheirinho de baby tão gostoso..adoro vir aqui....bjinhos...tenha um dia lindo.

Júlia Cristina disse...

oi amiga...
que pena... nessa eco que descobri que Amanda nao tinha cabelos... e que seria bochechuda...
seu medico nao disse nada???

Agora tas liberado o blogspot aqui no trabalho... uhuuuu adoro...
bjoooooooooooooo
saudades
PS: vai dar tudo certo.

Helen disse...

Que linda ;)

Nusah...não importa a forma que ela virá...o importante é que venha lindoona e com muita saúde.E que vc fique bem,claroo!!!

Não encuca com isso não,hein?!!

Beijinhos

Anjinho disse...

Oi amiga lindha.....q manuela viu.....q tmedez..rsrsrs puxu a quem? a mamae ou papai com estas maozinhas no rostinho?
ai amiga indo de se ver..e esse lacinho, adorei.
bjokas!

http://gi-meumundovcquemfaz.blogspot.com/ disse...

Oi meu nome é Giselle, e adorei encontrar seu blog, pretendo voltar sempre pois descobri que estou grávida e quero aprender muito por aqui e conhecer amigas que estào passando por essa fase tão bela.
bjs Giselle
http://gi-meumundovcquemfaz.blogspot.com/

me visita tá

rosana disse...

Salmos 121:1-2
"Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. "

oieee...que o socorro do Senhor possa chegar em tua vida sempre...bjinhos e se cuida obrigdao pelo teu carinho de sempre

Anônimo disse...

Que lindaaa!!!!
Amada, vc sabe minha opinião, acho que o que importa é o que for melhor para vcs duas. Não acho pena nenhuma nao ser pn (ficaria com pena se vc viesse contar da dor hahaha), acho que vc vai ficar ate mais tranquila com uma data marcada e tals (eu ficaria). Se cuidee hein. Super beijo

Yasmin*´¯`*.¸¸.*´¯`*♥* 30 kg off.... disse...

Oi flor...tbm sou catarinense, ms hoje vivo fora do pais...de que cidade vc eh?

mil bjinhos

estou te seguindo

Cristina Mosca disse...

Verdade, deveria pelo menos deixar gravar um pouco mais dos movimentos do ultrassom, o meu tava mexendo horrores, mas lá vinha a médica pausar pra medir, medir e medir hehe
Imagina q eles iam colocar o 3D, capitalistas do jeito que são, ham!
Agora vou pesquisar os lugares que fazem e ver qual tem o tempo maior pra gravar mais coisas, tá certo que é feio e não da pra entender muita coisa, mas quando eles mexem é engraçado hehe
Graças que tá tudo certinho com ela :)

Lisiane Mellegari Fotógrafa disse...

que gostoso ne? ai que saudade da minha barrigaaaaaaaaaa (não que ela não esteja aqui e enorme rsrsrsrsrs), meu pingo de gente ja vai fazer 1 ano no proximo dia 10... o tempo voa!

Unknown disse...

Oi flor,
passando pra lhe desejar um ótimo dia!!

Puxa vida....vc deveria ter dito ao médico pra mostrar o rostinho mais detalhadamente...

Bjs

esperandojoaovitor disse...

Oi linda, muito legal sua postagem...Mas se Deus quiser td dara certo!!! Bjs